Como Seres Humanos enfrentamos rotinas e obstáculos diários, acumulamos muitas histórias para contar. Se vasculharmos bem, poderemos encontrar nessas histórias desfechos criativos, uma ideia diferente que resultou num final feliz, um desvio de curva que fez toda a diferença. Sendo assim, criatividade pode ser entendida como uma forma de contornar obstáculos, de usar o nosso raciocínio lógico para encontrar soluções.

E é aí que entra a tua questão da experiência pessoal. Todos os dias, o nosso cérebro armazena informações sobre tudo aquilo que nos acontece: isso inclui as coisas que vemos, lemos, ouvimos, provamos, sentimos, enfim, envolve o nosso Ser e estar no mundo.

Essas informações vão sendo processadas e guardadas, na nossa memória, ainda que nós não nos lembremos delas o tempo todo. O que interessa é que elas estão lá – e servirão para alguma coisa, no momento certo.

Na busca de encontrar soluções, o nosso cérebro começa a trabalhar. Mas, embora genial, o cérebro é também considerado preguiçoso: levado pela lei do mínimo esforço, por assim dizer, ele vai procurar por padrões mentais já conhecidos. E esses padrões são formados a partir das nossas experiências, da nossa diversificação e acumulação de situações. Todos nós teremos ideias para solucionar algo que vai menos bem: mas a qualidade dessas ideias mudará conforme o que cada um de nós pode ter acesso e vivenciar.

Uma pessoa que não tem muito acesso ao conhecimento, que não vê nada diferente durante o dia, que não tem o hábito de ler, que não diversifica o caminho, que é adepta de uma rotina automatizada, por exemplo, encontrará muito mais dificuldade para “insights” criativos do que alguém que está sempre a experimentar algo novo.

A diferença entre as pessoas consideradas “criativas” e as demais é basicamente uma questão de manter a mente aberta e em funcionamento. O cérebro é um musculo como outro qualquer do corpo, quanto mais for exercitado, melhor funciona, e mais soluções encontra.

Até já!
Paulo Bernardo
WINGSFEEL – Coaching & PNL

🔼 https://wingsfeel.com/
🔼 https://www.facebook.com/wingsfeel
🔼 https://www.instagram.com/wingsfeel_lifecoach/
🔼 https://www.linkedin.com/in/paulobernardo-coach/
🔼 https://www.linkedin.com/company/wingsfeel-coaching
🔼 https://twitter.com/@wingsfeel_coach/

📧 paulobernardo@wingsfeel.com
📞 +351 968 161 364

#pnl #nlp #desenvolvimentopessoal #coaching #personaldevelopment #entrepreneur #leadership #inspirarpessoas #inspiration #life #businesscoaching #lifecoaching #relationshipcoaching #mindset #mentesbrilhantes #hapiness #autoconhecimento #bemestar #emoção #autoconsciência #autoestima #liderança #inovação #motivação #criatividade #sucesso #autoconfiança #objetivos #formação #foco