Quando temos a perceção de que outra pessoa nos ataca, geralmente pomo-nos na defensiva e encontramos forma, direta ou indiretamente, de atacá-la também. O Ato de atacar provém sempre do medo e da culpa.

Ninguém ataca exceto quando se sente ameaçado e acredita que através do ataque pode demonstrar a sua própria força à custa da vulnerabilidade do outro. O ataque é, na realidade, uma defesa e tal como todas as defesas criadas para afastar a culpa e o medo da nossa perceção, acaba por manter o problema. A maioria de nós agarra-se à crença de que o ataque poderá trazer aquilo que queremos. Parecemos esquecer que o ataque e a defesa não nos trazem paz interior.

Para conseguirmos sentir paz em vez de conflito, podemos alterar a nossa perceção. Em vez de vermos os outros a atacarem-nos, podemos ver como estão assustados. Estamos sempre a expressar Amor ou medo. O medo é na realidade, um pedido de ajuda e logo um pedido de Amor. Então é obvio que, para sentir paz, devemos reconhecer que temos efetivamente uma escolha na definição da nossa perceção.

Muitas das nossas tentativas de corrigir os outros, mesmo quando acreditamos que lhes estamos a fazer críticas construtivas, são na verdade tentativas de atacá-los através da demonstração de que eles estão errados e nós certos. Poderá ser útil examinar as nossas motivações. Estamos a ensinar Amor ou a demonstrar o ataque?

Se os outros não mudarem conforme as nossas expetativas, muito provavelmente consideramo-los culpados, reforçando assim a nossa própria crença na culpa. A paz de espírito não provém de querer mudar os outros, mas simplesmente de aceitá-los tal como são. A verdadeira aceitação é sempre livre de exigências e expetativas.

Até já!
Paulo Bernardo
WINGSFEEL – Coaching & PNL

🔼 https://wingsfeel.com/
🔼 https://www.facebook.com/wingsfeel
🔼 https://www.instagram.com/wingsfeel_lifecoach/
🔼 https://www.linkedin.com/in/paulobernardo-coach/
🔼 https://www.linkedin.com/company/wingsfeel-coaching
🔼 https://twitter.com/@wingsfeel_coach/

📧 paulobernardo@wingsfeel.com
📞 +351 968 161 364

#pnl #nlp #desenvolvimentopessoal #coaching #personaldevelopment #entrepreneur #leadership #inspirarpessoas #inspiration #life #businesscoaching #lifecoaching #relationshipcoaching #mindset #mentesbrilhantes #hapiness #autoconhecimento #bemestar #emoção #autoconsciência #autoestima #liderança #inovação #motivação #criatividade #sucesso #autoconfiança #objetivos #formação #foco #defesa #ataque